Os testes do COVID-19 já percorreram um longo caminho desde março de 2020. Em apenas alguns meses, os especialistas conseguiram entender esse vírus o suficiente para saber como identificar sua presença com um teste simples.

Com diferentes tipos de opções de teste disponíveis, muitas questões surgiram sobre a precisão do teste e até mesmo quando é necessário procurar um laboratório para fazer o teste de Covid-19.

Os especialistas afirmam que há pouco, ou nenhum, risco ao fazer o teste para COVID. Porém é importante saber que fazer o teste muito cedo pode levar a um teste negativo porque pode não haver vírus COVID em quantidade suficiente em seu corpo para ser detectado.

Para ajudar a proteger você e as pessoas próximas a você contra o coronavírus, certifique-se de saber quando é apropriado buscar um laboratório para realizar o teste.  

Que tipos de testes COVID estão disponíveis?

Os tipos de testes COVID são divididos em duas categorias diferentes – testes de diagnóstico e testes de anticorpos.

Teste de Diagnóstico

Existem dois testes de diagnóstico diferentes que são usados ​​para diagnosticar oficialmente COVID-19 – teste molecular e teste de antígeno:

  1. Teste molecular (também chamado de testes de RT-PCR ou RNA). Esses testes envolvem limpar o muco do fundo do nariz ou da parte de trás da garganta. De lá, a amostra é enviada para um laboratório onde é examinada para encontrar o material genético exclusivo do vírus. Os testes moleculares são a forma mais precisa de testar o COVID-19. No entanto, como o teste precisa ser avaliado por um laboratório, pode levar mais tempo para receber os resultados.
  2. Teste de antígeno (também chamado de teste rápido). O teste rápido envolve um processo de esfregaço semelhante ao teste molecular, mas não precisa ser enviado para um laboratório. Isso significa que você pode obter seus resultados de forma muito mais ágil. O teste rápido é o tipo de teste que você provavelmente obterá se for a locais de teste drive-thru. Embora esses testes sejam muito precisos na identificação de antígenos COVID, pode demorar um pouco para que os antígenos COVID apareçam em seu sistema. Isso significa que é possível estar infectado com COVID, mas obter um resultado negativo de um teste rápido de antígeno.

Conhecer as limitações do teste rápido é importante. Por exemplo, se você entrar em contato com alguém com teste positivo para COVID e decidir fazer um teste rápido alguns dias depois, pode ser que o resultado seja negativo porque os antígenos COVID ainda não apareceram em seu corpo.

Alguns dias depois, você pode desenvolver sintomas de COVID e o teste é positivo. O risco vem com você potencialmente expondo outras pessoas ao vírus quando você pensa que estava saudável após o resultado negativo inicial.

Teste de Anticorpo

O teste de anticorpos é um exame de sangue que procura anticorpos COVID em sua corrente sanguínea.

Um teste de anticorpos positivo significa que você teve COVID no passado em algum momento, sabendo ou não, e seu sistema imunológico desenvolveu anticorpos para ajudar a combater o vírus.

Quando você deve ser testado para COVID?

Tem havido muita discussão sobre quando é apropriado fazer o teste para COVID-19 e, infelizmente, cada situação é diferente.

“Depende do seu cenário e sintomas específicos”, dizem os especialistas. Há uma diferença entre como você deve abordar o teste se tiver sido exposto a alguém com o vírus e se estiver apresentando sintomas.

Se exposto a alguém com COVID

Se você descobrir que foi exposto a alguém com teste positivo, você deve fazer o seguinte:

  1. Quarentena. Trate a situação como se você também tivesse o vírus. Não saia em público por 10 a 14 dias. A duração da quarentena dependerá de quando você fizer o teste e das diretrizes de saúde locais. Separe-se dos outros integrantes da sua família.
  2. Monitore seus sintomas. Os sintomas do COVID não aparecem logo após você entrar em contato com um indivíduo infectado. Pode demorar alguns dias para desenvolver os sintomas. Se você tiver sintomas de COVID, considere fazer o teste.
  3. Converse com seu médico. Seu médico de atenção primária pode ajudá-lo a determinar se você deve fazer o teste com base em seu cenário específico.

Se você tiver sintomas de COVID

Se você começar a desenvolver sintomas do coronavírus após a exposição a alguém com teste positivo, faça um teste.

Se você desenvolver sintomas, mas não souber que entrou em contato com alguém que tenha COVID, discuta seus sintomas com seu médico para ver se um teste é necessário.

Embora o teste COVID possa oferecer paz de espírito a indivíduos que foram expostos a alguém com COVID ou estão apresentando sintomas, ele não deve ser mal utilizado. Não é apropriado fazer um teste em outros cenários, como:

  1. Cada vez que você sai de casa. O risco é muito baixo se você pegar o vírus no supermercado ou enquanto estiver pegando comida em um restaurante. Siga estas práticas recomendadas para lidar com alimentos ou entregas que você traz para casa.
  2. Usando um resultado de teste negativo como desculpa. Um resultado de teste negativo não significa que não há problema em se reunir em grandes grupos, ir a festas, viajar ou renunciar às máscaras e ao distanciamento social.
  3. Você não foi exposto a alguém com o vírus. Não faça um teste apenas para fazer um teste. Com o aumento de casos em todo o país, aumenta a necessidade de exames de pacientes sintomáticos e já há demora na obtenção dos resultados dos exames para os pacientes necessitados.

O que significam os resultados do meu teste COVID?

Conforme os casos aumentam, os laboratórios de teste ficam incrivelmente ocupados. Isso significa que atrasos nos resultados dos testes são incrivelmente comuns. Se você estiver esperando os resultados, comporte-se como se fosse positivo para COVID.

Se obtiver um resultado de teste positivo, o que significa que você tem COVID-19, não precisa de outro teste para confirmar. Todos os testes de diagnóstico são precisos na detecção do vírus e você deve prosseguir isolando-se de outras pessoas até que seu médico o liberte.

Se você tiver sintomas de COVID e obtiver um resultado de teste negativo de um teste rápido, seu médico pode pedir que você faça um teste molecular para confirmar os resultados e continuar o isolamento enquanto o teste determina se você tem COVID-19.

Hoje, é mais importante do que nunca trabalhar ativamente para minimizar a propagação do vírus. Podemos fazer isso continuando a usar máscaras, lavar as mãos, praticar o distanciamento social e evitar grandes encontros sociais. Conheça o laboratório especializado para realizar o teste de COVID-19.