Conhecida a anos, a prática de presentear seus clientes com brindes personalizados pode ajudar a impulsionar as vendas e abrir novas portas.
No entanto, há uma razão pela qual o termo “arte de presentear” existe – dar presentes pode ser uma estratégia de negócios inteligente se bem feita, pois o brinde certo o ajudará a direcionar o foco do cliente para exatamente para onde você deseja.
Além disso, um brinde personalizado ajuda os clientes a lembrarem da sua marca e, se eles ficarem impressionados, você ganhará um espaço especial no coração deles. Então, para evitar qualquer gafe, neste artigo vamos falar sobre a prática de dar brindes e seus benefícios.
Alto retorno de investimento no longo prazo
Pense bem: como você se sente em relação aos amigos que conseguem encontrar o presente perfeito para você? Agora, como você se sente sobre aqueles que compram presentes genéricos de última hora? E, finalmente, como você se sente em relação aos ‘amigos’ que nem mesmo tem dão um presente em seu aniversário ou em outra data especial?
As mesmas regras se aplicam no mundo dos negócios, apenas em um nível diferente. Ainda assim, se você conseguir encontrar um presente que faça sentido, seja útil e que leve a atenção do presenteado para sua marca, você acertará na mosca!
O segredo por trás de um brinde está no pensamento e esforço que você coloca no planejamento. Por exemplo, quando você escolhe um presente para um amigo, você pensa nas conversas que teve, nas preferências e necessidades dele – e até bisbilhota um pouco as redes sociais para ver o que eles gostariam ou se interessaram recentemente.
Agora, quando se trata de brindes personalizados e presentes no mundo corporativo, você costuma ter duas categorias principais:
- Brindes para colaboradores ou clientes VIP. Geralmente são produtos especiais ou de luxo dados em situações específicas.
- Brindes para o público em geral. Geralmente algo que cria valor para os clientes como stickers, panfletos, camisas e cupons de descontos.
Embora possa ser tentador pular o primeiro tipo de brinde (especialmente se você estiver com um orçamento apertado), vale lembre que este é o passo que tem o potencial de manter clientes chave em sua empresa quando a concorrência ficar mais forte.
Adicionando um toque especial
A princípio, é uma boa estratégia enviar um pequeno brinde para todos os clientes da sua empresa pelo menos uma vez por ano como forma de agradecimento.
Se sua empresa tem um pequeno número de clientes, ou um pequeno número de clientes com contas particularmente grandes, você deve tentar personalizar seus brindes o máximo possível.
Mas se sua empresa tiver muitos clientes para você gerenciar compras individuais, itens menores e mais gerais também servirão – contanto que sejam bem planejados e tenham algum apelo emocional e comercial.
Você também deve se atentar ao momento do brinde personalizado dando a clientes específicos. Alguns clientes, por exemplo, podem não comemorar a Páscoa por motivos religiosos; lembre-se de atender às preferências de seus clientes, e não às suas.
Além disso, você pode considerar enviar brindes para clientes em diversos momentos ao longo de um ano. Você pode enviar um presente após a conclusão de um grande projeto, lançamento de um novo produto ou outro tipo de marco.
Escolha brindes com maior valor agregado para clientes chave
Como mencionamos acima, a primeira categoria de presentes deve receber brindes personalizados exclusivos, ainda mais adaptados às suas preferências e importância geral para o seu negócio.
Você não pode perseguir o CEO de uma grande corporação online, mas pode imaginar seus gostos a partir do contexto (com base em reuniões, discussões e conhecimentos gerais sobre a empresa e a pessoa) e presenteá-lo dessa maneira.
Além disso, existem muitos brindes executivos de luxo incríveis que podem colocá-lo em seu mapa. Por exemplo, alguém que gosta de cozinhar apreciará um conjunto de especiarias raras ou uma tábua de cortar especial.
Por outro lado, uma pessoa que tenha um gosto refinado em álcool pode desfrutar de uma coleção exclusiva projetada para coquetéis. Além disso, se você deseja algo mais exclusivo e impressionante.
Para fechar
Por fim, tenha sempre em mente que brindes personalizados não são moedas de troca, você deve presentear clientes ou colaboradores para demonstrar sua gratidão e carinho por eles.
Brindes e presentes precisam despertar fortes emoções positivas no coração do receptor. Portanto, ele precisa estar conectado à pessoa ou conceito que tenta representar e precisa ter uma marca única.
Isso faz com que fique um pouco mais difícil escolher o presente certo, no entanto, o ROI valerá todo o seu esforço!